Ideias que Florescem na Amazônia
Websérie Ideias que Florescem na Amazônia. Conheça a parceria da STIHL e IFT por um amanhã mais sustentável
20.05.2024
A STIHL produziu, em parceria com o Instituto Floresta Tropical (IFT), uma websérie que desvenda o projeto de uma Amazônia cada vez mais sustentável através das Reservas Extrativistas da região, apresentando a Resex Arióca Pruanã, em Oeiras do Pará (PA). Lá, a comunidade trabalha com o manejo sustentável, usando os recursos florestais para gerar renda ao mesmo tempo em que se protege a natureza. A realidade desse local está sendo transformada com essa técnica, que contribui com o desenvolvimento social da comunidade e garante futuro para as próximas gerações aos povos tradicionais amazônicos.
A CADA EPISÓDIO, UM TEMA É ABORDADO
Acompanhe essa iniciativa conjunta da STIHL e IFT pelo desenvolvimento sustentável da Reserva Extrativista Arióca Pruanã semanalmente no canal da STIHL Brasil no YouTube.
Episódio 1: Preservando a floresta tropical
Seja bem-vindo à Reserva Extrativista Arióca Pruanã, localizada no município de Oeiras do Pará (PA). Nela, o Instituto Floresta Tropical (IFT), que a STIHL apoia há mais de 20 anos, desenvolve o Programa Florestas Comunitárias, com o objetivo de apoiar a implementação do manejo florestal sustentável. Esse modelo garante renda para as famílias das comunidades locais e contribui para a preservação da floresta amazônica. Assista no canal da STIHL no YouTube.
Episódio 2: Manejo florestal sustentável na prática
O manejo florestal sustentável é a forma de administração que tem o objetivo de preservar o meio ambiente ao mesmo tempo que utiliza seus recursos naturais. Entre ser reconhecida como uma Reserva Extrativista e o manejo florestal sustentável começar a trazer renda para a comunidade, existe muito trabalho feito em várias etapas pelos moradores da Resex Arióca Pruanã. Veja como o manejo sustentável é executado na prática e seus benefícios. Assista no canal da STIHL no YouTube.
Episódio 3: Cultivo sustentável do açaí
Quando pensamos em frutos da floresta amazônica, são diversas as espécies que podem ser encontradas, mas o do açaizeiro é aquele que se destaca. Na Resex Arióca Pruanã, ele é uma das fontes de renda e parte fundamental na alimentação da comunidade. Saiba mais sobre o cultivo sustentável do açaí e como essa atividade é importante para manter a biodiversidade na Amazônia. Assista no canal da STIHL no YouTube.
Episódio 4: A força feminina no manejo florestal sustentável
A força feminina também está no manejo sustentável. Neste episódio, você conhece histórias de manejadoras que tiveram suas vidas transformadas e passaram a ter novas perspectivas na Reserva Extrativista Arióca Pruanã, através da parceria entre STIHL e o Instituto Floresta Tropical (IFT). Assista no canal da STIHL no YouTube.
Episódio 5: Futuro das Florestas Comunitárias
Nos últimos episódios, vimos como o manejo sustentável transformou a Reserva Extrativista Arióca Pruanã, mas e daqui para frente? No quinto e último episódio da websérie Ideias que Florescem na Amazônia, você confere os planos para o futuro, que envolvem o cuidado com o meio ambiente e a coletividade. Assista no canal da STIHL no YouTube.
iniciativas sociais e ambientais stihl
Além da parceria de mais de 20 anos com o IFT, a STIHL reforça seu compromisso com o planeta de outras formas, e o faz através de projetos que visam impacto ambiental e social positivos na vida das pessoas. São eles:
Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata
Desenvolvido pela PUCRS com o auxílio de recursos da STIHL, o Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata ajuda a manter a diversidade biológica, protege as espécies ameaçadas de extinção e restaura a diversidade de ecossistemas naturais na região.
Projeto Pró-Florescer
Criado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o projeto desenvolve as habilidades intelectuais, culturais, sociais e ambientais dos jovens participantes para que eles possam ser inseridos no mercado de trabalho. A STIHL é uma das apoiadoras desse projeto, que já capacitou mais de 3 mil jovens em jardinagem. Saiba mais aqui.