PROTEÇÃO DE MOTOSSERRAS: VESTUÁRIO RESISTENTE AO CORTE

A escolha do vestuário com a categoria de proteção correta melhora significativamente a segurança ao utilizar uma motosserra. Veja no detalhe.

Categorias de proteção de motosserras: um trabalhador florestal trabalha protegido com as calças Dynamic Vent da STIHL

Como funciona o vestuário de proteção para motosserras

Em geral, todo o vestuário de trabalho com proteção contra cortes segue o mesmo princípio, tendo por base a necessidade de parar a rotação da corrente da motosserra em caso de contato acidental com o corpo do utilizador. As calças, os casacos e o calçado de proteção para motosserras da STIHL conseguem fazê-lo utilizando fibras especiais altamente tecnológicas e resistentes. Estas fibras estão dispostas em várias camadas lisas e cobertas pela superfície exterior do vestuário. Se uma corrente da motosserra entrar em contacto com o vestuário, ela rapidamente prende e puxa as fibras para fora e, a seguir, os fios longos e resistentes enrolam-se em volta do pinhão da corrente, parando rapidamente a motosserra.

As botas de proteção da STIHL contêm uma camada interior especial que inibe o movimento de uma motosserra. Esta camada prolonga consideravelmente a longevidade da resistência do material. As nossas botas para trabalhar com motosserra também incluem biqueiras de aço que podem parar eficazmente uma motosserra.

Explicação das categorias de proteção de motosserras

Cada tipo de equipamento de proteção dispõe de um grau de adequação diferente para os diversos tipos de utilizadores. As categorias de proteção para motosserras são uma forma de designar vestuário em função da velocidade máxima da motosserra contra a qual pode oferecer uma proteção eficaz. As quatro categorias de proteção vão de 0 a 3. Abaixo poderá encontrar uma explicação mais detalhada das designações individuais.

Uma vez que os acidentes costumam acontecer na fase de desaceleração da motosserra, ou seja, a velocidades relativamente baixas, tenha em conta que as categorias de proteção para motosserras só servem de orientação. Fatores como o grau de afiação da corrente da motosserra, a sua tensão e o ângulo de impacto não podem ser tidos em conta nos testes padronizados utilizados para determinar as categorias de proteção. O equipamento de proteção individual não pode fornecer proteção absoluta contra lesões, nem substitui práticas de trabalho seguras. Por isso, é essencial seguir as instruções nos manuais de instruções do equipamento de proteção individual e da respectiva máquina, bem como quaisquer regulamentos nacionais de prevenção de acidentes em vigor.

Como escolher o nível certo

Cada categoria de proteção destina-se a um cenário específico. A categoria de proteção 1 para motosserras é normalmente adequada para trabalhar na floresta ou em casa, ao passo que as categorias de proteção mais altas se destinam principalmente à utilização por profissionais qualificados, como os serviços de proteção civil.

Categorias de proteção de motosserras: Vestuário de proteção STIHL

A STIHL possui vestuário de proteção anticorte para todas as categorias, oferecendo uma proteção eficaz enquanto trabalha com uma motosserra.

O vestuário de proteção para motosserras STIHL é testado por institutos europeus de testes SMP ou KWF. Este ícone é usado para identificar vestuário e calçado de proteção anticorte aprovados nos testes de segurança de acordo com as normas EN 381 ou EN ISO 11393. Nestes testes padronizados, a corrente da serra entra em contacto com a camada interior de proteção a uma velocidade de corrente específica, podendo cortar apenas a camada interior; o revestimento das calças de proteção anticorte deve ficar completamente intacto.

Categorias de proteção de motosserras: Ícone que indica que é lavável a 60 graus

CUIDADOS COM O VESTUÁRIO DE PROTEÇÃO PARA MOTOSSERRAS

Mesmo que indiretamente, o vestuário de proteção para motosserras está constantemente exposto a sujeiras e aos esforços próprios do seu uso, por isso deverá ser sempre lavado depois de cada utilização. A melhor forma de cuidar do seu vestuário para motosserras é a seguinte:

  • Lavagem na máquina a uma temperatura máxima de 60 graus Celsius e centrifugação a 400 rotações por minuto ou inferior
  • Não utilize alvejante, não realize lavagem a seco
  • Não lave os produtos de proteção para motosserras do avesso
  • Feche os fechos de velcro e de correr antes de lavar
  • Lave com cores semelhantes
  • Utilize um detergente suave ou próprio para roupa colorida, mas não utilize amaciante de roupa
  • Deixe secar ao ar depois da lavagem
  • Passe a ferro a baixa temperatura para reativar a resistência à sujidade e à água na camada exterior
  • Guarde o vestuário num local seco e escuro, certificando-se de que está bem limpo

As botas de proteção também requerem cuidados especiais para se manterem em boas condições durante muito tempo:

  • Limpe as botas sempre que estiverem visivelmente sujas
  • Utilize água ou uma solução de sabão suave para remover a sujeira entranhada
  • Não seque diretamente ao lado de uma fonte de calor
  • Não seque ao sol
  • Guarde em local seco

No caso de botas de proteção em couro, mantenha o seguinte em mente:

  • Trate-as com um produto de proteção de calçado ou lubrificante de couro antes da primeira utilização
  • Use-as pela primeira vez com tempo seco – o pó veda os poros e as costuras
  • Use produtos de conservação com regularidade, mas não em excesso

Resumo: categorias de proteção de motosserras

  • Existem 4 categorias de proteção de motosserras, numeradas de 0 a 3
  • As categorias de proteção representam níveis de resistência a diferentes velocidades da motosserra
  • A categoria de proteção 1 é a categoria de proteção padrão
  • A STIHL oferece uma gama de vestuário de proteção para motosserras
  • Use sempre equipamento de proteção individual quando trabalhar com máquinas, em conformidade com as instruções de operação