Sistemas antivibração: trabalhar de forma mais agradável e precisa
Quem trabalha com ferramentas a motor durante um longo período de tempo sabe a importância de um sistema antivibração. Apresentamos aqui detalhes dessa inovação.
11.09.2024
- Estrutura e efeito
- Requisitos do sistema Antivibração por tipo de acionamento
- Motosserras para o Mercado Florestal
- Máquinas com Antivibração para Jardinagem Profissional
- Cortadores a disco com sistema Antivibração para Construção Civil
- Segurança no trabalho e sistema Antivibração
- História do sistema Antivibração da STIHL
Sistema antivibração
- Desacoplamento dos pontos de pegada da máquina em relação ao conjunto propulsor para reduzir a vibração;
- Interação complexa de elementos de amortecimento e mola no sistema antivibração;
- Os elementos de amortecimento e os elementos elásticos reduzem a transmissão das vibrações do motor para a zona da pega e para o seu corpo;
- Diferentes requisitos para máquinas a gasolina, a bateria e elétricas;
- O sistema antivibração é um elemento importante para o cumprimento das diretivas de segurança no trabalho.
O que faz um sistema antivibração?
Por princípio, a estrutura e o efeito do sistema antivibração são iguais em todas as máquinas STIHL: O sistema antivibração desacopla os pontos de pegada da máquina do conjunto propulsor, reduzindo as vibrações. Além disso, garante o cumprimento das normas de segurança no trabalho, que se dedicam especificamente à exposição a vibrações.
O sistema antivibração da STIHL é um sistema bem equilibrado, no qual os componentes do acionamento, as pegas e os elementos antivibração (de aço, borracha ou a combinação de ambos) estão sintonizados. Aplica-se a regra empírica: embora os sistemas antivibração possam isolar de forma excepcional as vibrações, as vezes também têm um efeito indesejado sob o manuseamento da máquina. Por consequência, o comportamento de cada máquina é otimizado na perspectiva da sua utilização.
Na STIHL, nos orientamos sempre pelas necessidades dos clientes e nos beneficiamos de uma experiência de muitos anos. Deste modo, estamos sempre adaptando os sistemas antivibração antes de lançar no mercado.
O “coração” do sistema antivibração
Em cada sistema antivibração, o ponto central são sempre os elementos de amortecimento e de mola. São constituídos por borracha, aço ou uma combinação de ambos os materiais. Na STIHL, é possível realizar adaptações individuais para alcançar a estrutura necessária – combinamos os nossos elementos de mola com um sistema de batentes complexo composto por amortecedores de borracha e material esponjoso rígido.
Sistemas antivibração em diferentes tipos de acionamento
As máquinas a motor da STIHL são a gasolina, elétricas ou a bateria. Os requisitos do sistema antivibração instalado na máquina diferem de acordo com o tipo de acionamento.
As máquinas a gasolina da STIHL (e de todos os outros fabricantes) são propelidas através da combustão de combustível na câmara de combustão. A combustão coloca o pistão, a biela e a cambota/virabrequim em movimento. Estas peças móveis são massas oscilantes, cujos movimentos de vai e vem passam para a carcaça da máquina e, consequentemente, também aos pontos da pega onde o operador segura a máquina.
Quando é excedido um determinado número de rotações (as chamadas rotações de embreagem), o movimento rotativo da cambota/virabrequim é transferido para a ferramenta (por ex., o cortador a disco, a motosserra ou a roçadeira), o que causa vibrações adicionais.
Estes movimentos, mais o eventual desequilíbrio da máquina, bem como o efeito retroativo da ferramenta devido à sua interação com a peça de trabalho e o ambiente, geram um espectro de vibrações que pode ser mantido afastado do operador através da utilização do sistema antivibração.
As máquinas a bateria e elétricas são acionadas por um motor elétrico que não requer as massas oscilantes existentes em motores a gasolina. Aqui, as vibrações são criadas principalmente pelo movimento da ferramenta, por eventuais desequilíbrios, bem como pela interação com a peça de trabalho e o ambiente. Por isso, a utilização de um sistema antivibração em máquinas a bateria também faz todo o sentido.
Máquinas profissionais com sistema antivibração
O sistema antivibração poupa os músculos e as articulações ao trabalhar com as máquinas STIHL.
Uso Agropecuário
Para atender esse mercado, a STIHL aperfeiçoou suas ferramentas para facilitar a vida do homem no campo. A linha de produto para o agropecuário se caracteriza pela praticidade, robustez e desempenho diferenciado para satisfazer as necessidades do setor rural nas fazendas e sítios. Por isso, as máquinas a gasolina STIHL dispõem de um sistema antivibração.
O podador STIHL HS 82 R permite um trabalho menos cansativo.
Máquinas com AV para jardinagem e paisagismo
Na conservação e jardinagem profissional, os motores potentes garantem um rápido progresso do trabalho. As máquinas com sistema antivibração reduzem a vibração do motor, assegurando um trabalho menos cansativo, por exemplo, com a roçadeira STIHL FS 161, o soprador STIHL BG 86 C-E ou o podador STIHL HS 82 R.
O sistema antivibração reduz as vibrações do motor no cortador a disco.
Utilização na construção civil
O cortador a disco a gasolina STIHL TS 420 permite cortar com precisão cimento, asfalto, pedra, aço de construção ou tubos. O sistema AV reduz consideravelmente as vibrações transmitidas pelo motor – para um trabalho sem esforço, mesmo quando demora mais tempo.
O sistema antivibração reduz as vibrações do motor das motosserras
Motosserras para o Mercado Florestal
A precisão de manuseamento é essencial para os trabalhos florestais de silvicultura. Por isso, todas as motosserras a gasolina STIHL dispõem de um sistema antivibração.
Além disso, ao realizar o manejo florestal o sistema antivibração da motosserra protege os músculos e as articulações.
Sistemas antivibração nas máquinas STIHL: uma seleção
Nas motosserras da STIHL, a alça e cabo traseiro são desacoplados do motor através do sistema antivibração. O sistema AV também desacopla as vibrações geradas pelo processo de serragem. Este design pode ser encontrado em todas as motosserras a gasolina STIHL.
Existem vários sistemas antivibração nas nossas roçadeiras, que melhoram o trabalho com as máquinas. Você encontra sistemas que separam a pega do motor e sistemas, nos quais as alças, incluindo a haste, estão desacopladas do motor.
Os sistemas antivibração nos cortadores a disco STIHL a gasolina têm, a princípio, uma estrutura semelhante à dos sistemas das motosserras.
Os sopradores a gasolina de uso ocasional não têm um sistema antivibração. Os modelos maiores possuem um sistema semelhante ao sistema antivibração em cortadores a disco e motosserras.
Os podadores profissionais a gasolina da STIHL têm um sistema antivibração. Para os podadores, a utilização de um sistema antivibração, além de evitar vibrações, também tem um efeito positivo no nível de ruído da máquina.
Sistemas antivibração e diretrizes de segurança no trabalho
O significado de um sistema antivibração para o operador da máquina é relativamente óbvio: mais conforto ao operar a máquina. Mas os sistemas antivibração também representam um elemento importante para os empregadores, como medida para garantir a segurança no trabalho.
Existem vários métodos para manter a segurança: definindo um tempo de trabalho diário máximo permitido com a máquina ou definindo um limite de vibração abaixo do qual a máquina pode ser utilizada sem restrições temporais. Assim sendo, um sistema antivibração serve para cumprir as diretrizes de vibração durante os períodos de funcionamento diários que são relevantes para os profissionais.
O sistema antivibração da STIHL: a origem
Você encontrará o nosso sistema antivibração em todas as máquinas STIHL com vibrações elevadas geradas pelo acionamento. Estão aqui abrangidas muitas máquinas, por exemplo, a motosserra, a roçadeira, o cortador a disco ou os podadores. O que, hoje em dia, assegura o máximo conforto e proteção em muitas máquinas STIHL, tem as suas origens numa motosserra.
Mais precisamente: na STIHL Contra, que se tornou lendária. No seu lançamento, em 1959, esta era a primeira serra com a qual se podia cortar árvores. Mas havia algo que, no momento da sua introdução, ainda se desconhecia: as vibrações elevadas que ocorrem nas máquinas podem, em condições de utilização regular e, em particular, em associação com o frio, provocar graves problemas de circulação nos dedos dos utilizadores – a chamada Síndrome do Dedo Branco.
Para resolver este problema, a STIHL começou a investigar e a desenvolver um sistema antivibração para motosserras, cujo pedido de registo de patente foi feito em 1964.
Este sistema antivibração é caracterizado pelo desacoplamento das pegas do motor através de elementos de borracha. Um ano mais tarde, o sistema antivibração já estava equipado de série na nova STIHL Contra e, em 1967, a motosserra 041AV já estava disponível com um sistema antivibração totalmente integrado na armação com pega. Consistia numa peça fundida de magnésio contendo um carburador e um filtro de ar, à qual estava fixada a alça traseira. Este sistema antivibração evoluiu muito rapidamente e foi transferido, com algumas adaptações, para outros grupos de produtos.