Pular para o conteúdoPular para o rodapé

Conhecimentos básicos: Baterias de litio-íon

As baterias de íons de lítio da STIHL são de desenvolvimento próprio o que as torna um diferencial único para um desempenho duradouro das máquinas. Saiba mais sobre o mundo das baterias de íons de lítio.

Estrutura e modo de funcionamento

Começando, compilamos para você tudo o que envolve a estrutura e o funcionamento de baterias de íons de lítio numa breve visão geral. 

O processo de uma bateria de íons de lítio STIHL é apresentado numa ilustração. Os elétrons fluem do ânodo para o cátodo através da aplicação do aparelho

Uma bateria de íons de lítio é composta por muitas células.

Estrutura das baterias lítio íon

Uma bateria de íons de lítio é composta por muitas células, sendo que cada uma delas tem dois elétrodos: o ânodo negativo e o cátodo positivo. Entre estes dois elétrodos, um líquido eletrolítico transporta os íons de lítio durante o carregamento e descarregamento.

Além disso, os elétrodos são separados eletronicamente por um separador, para evitar um curto-circuito.

O processo de uma bateria de iões de lítio STIHL é mostrado numa ilustração. Os electrões fluem do cátodo para o ânodo, carregando a bateria.

Os electrões fluem do cátodo para o ânodo, carregando a bateria.

Modo de funcionamento das baterias de íons de lítio

Ao utilizar baterias de íons de lítio são libertados íons de lítio e elétrons do lado do ânodo – ocorrendo um processo de descarga. Os íons de lítio movem-se através do líquido eletrolítico e do separador para o cátodo, enquanto os elétrons fluem pelo circuito exterior e executam o trabalho elétrico. Este processo gera energia eletromotriz que aciona a máquina a bateria.

O procedimento de carregamento da bateria é precisamente o inverso: agora, os íons de lítio movem-se do cátodo para o ânodo através do líquido eletrolítico.

 

Vida útil e durabilidade

As baterias de íons de lítio da STIHL não são produtos descartáveis, mas distinguem-se por uma vida útil e uma durabilidade particularmente elevadas – um aspecto muito positivo em termos de sustentabilidade. No que diz respeito ao carregamento de baterias de íons de lítio, são adequadas para até 1200 ciclos de carregamento. Graças à mais recente tecnologia de células, a bateria STIHL AP 500 S pode suportar até 2400 ciclos de carregamento.

A vida útil acima da média das baterias de íons de lítio STIHL reflete a qualidade especial do produto. Além disso, os blocos de bateria STIHL também podem ser usados em diferentes máquinas a bateria da STIHL – tanto em gerações de máquinas mais antigas como nas novas. Os nossos blocos de bateria, desenvolvidos especificamente para as máquinas, oferecem não só uma enorme confiabilidade, como também representam um verdadeiro investimento a longo prazo.

Capacidade das baterias de íons de lítio

A capacidade das baterias de íons de lítio não é mensurável pelos usuários particulares. Caso surjam dúvidas a loja autorizada da STIHL mais próxima será um parceiro de contato competente. Com a ajuda de uma máquina de diagnóstico de baterias, na loja autorizada STIHL você conseguirá determinar a capacidade da bateria com precisão. Também poderá esclarecer questões relacionadas com os tempos de funcionamento e de carregamento das baterias STIHL.

Descarga profunda de baterias de íons de lítio

Talvez já tenha ouvido dizer que a descarga profunda, ou seja, a descarga quase total de uma bateria, pode danificá-la. No entanto, na STIHL apostamos na mais moderna tecnologia de baterias. A autodescarga das nossas células de íons de lítio é de apenas 1 a 3% por ano, sendo assim, normalmente, a sua bateria STIHL está protegida de forma confiável contra a descarga profunda.

No entanto, é aconselhável armazenar corretamente as baterias de íons de lítio. Se a bateria não for utilizada durante mais de um mês, deve ser armazenada num estado de carga entre 40% e 60% para aumentar a vida útil das células. 

Caixa para bateria STIHL com baterias STIHL numa estante de oficina

Guarde as baterias de preferência com uma carga situada entre 40% e 60%.

Intervalo de temperaturas

Para um armazenamento perfeito dos nossos blocos de bateria, recomendamos uma temperatura ambiente de aproximadamente 20 °C, a fim de garantir uma longa vida útil do bloco. Assim, mesmo em caso de utilização imediata após um período de armazenamento, você terá o máximo desempenho. Em princípio, é possível armazenar os blocos de bateria na faixa de -20 °C a +50 °C. No entanto, é preciso cuidar com os picos de temperatura que podem ocasionar uma perda de funcionalidade e vida útil. 

Em caso de dúvida, os manuais de instruções ou os especialistas das lojas autorizadas STIHL estão ao seu dispor e poderão ajudar.

Descarte e reciclagem

Apesar da sua longa vida útil, chegará um dia em que as baterias de íons de lítio terão de ser descartadas ou recicladas. Confira a seguir informações relevantes sobre como fazer o descarte correto das baterias de íons de lítio STIHL. 

Área de vendas de um concessionário especializado STIHL com funcionários e clientes

As baterias usadas podem ser devolvidas a um concessionário especializado STIHL.

Descarte de baterias de íons de lítio

Para o descarte, devolva as baterias usadas gratuitamente em uma loja autorizada STIHL ou as entregue num ponto de recolhimento público.

As baterias de íons de lítio STIHL do tipo AR só devem ser entregues exclusivamente em uma loja STIHL e não num ponto de recolhimento público, uma vez que, por motivos técnicos, a bateria ainda pode conter carga. 

As baterias nunca devem ser armazenadas ou transportadas soltas ou desprotegidas, e devem ser sempre entregues com proteção contra curto-circuitos. Para tal, você pode colocar as baterias de íons de lítio na embalagem original ou num saco de plástico, cobrir os polos com fita adesiva ou envolver as baterias em areia seca. Consulte as nossas páginas de assistência para obter mais informações sobre o descarte de baterias e máquinas elétricas usadas.

Reciclagem 

A reciclagem é essencial para a gestão responsável dos recursos naturais e permite reutilizar componentes valiosos das baterias de íons de lítio. Existem processos químicos para a reciclagem de baterias de íons de lítio: as baterias são recolhidas, trituradas, transformadas em “black mass” (massa preta) e os seus elementos constituintes recuperados por via eletroquímica. 

A propósito: a sustentabilidade é um compromisso STIHL e por isso planeja-se utilizar cada vez mais insumos reciclados na produção das baterias de íons de lítio.

Efeito memória

A preocupação com o efeito memória das baterias é persistente – mas o que é que isso representa? O efeito memória consiste na perda de capacidade das baterias de níquel-cádmio causada por um carregamento precoce. Se uma bateria deste tipo não for totalmente descarregada antes de ser recarregada, ela "memoriza" as necessidades energéticas dos últimos processos de carregamento e passa a carregar apenas esta quantidade de energia, passando a perder rapidamente carga até ficar inutilizável.

Soprador de mão a bateria STIHL BGA 57 sem o prejudicial efeito de memória

No entanto, este efeito não ocorre nas baterias de íons de lítio STIHL, pois a sua tecnologia corresponde à das baterias de última geração.

Ainda tem dúvidas sobre os detalhes técnicos? Saiba mais sobre o efeito de memória no nosso guia prático.

Perguntas e respostas importantes

As baterias de íons de lítio são baterias que funcionam à base da movimentação de íons de lítio e elétrons entre o ânodo e o cátodo. Entre os dois elétrodos, um líquido eletrolítico transporta os íons de lítio durante o carregamento e descarregamento. Além disso, os elétrodos são separados eletronicamente por um separador, para evitar um curto-circuito.

As baterias de íons de lítio são compostas por dois elétrons, um ânodo negativo e um cátodo positivo, bem como por um eletrólito e um separador.

O funcionamento das baterias de íons de lítio consiste no transporte de íons de lítio através de um líquido eletrolítico dentro da célula da bateria. A movimentação dos íons e dos elétrons entre o ânodo e o cátodo gera força eletromotriz.

Geralmente, as baterias de íons de lítio da STIHL estão preparadas para até 1200 ciclos de carregamento, mas, em alguns casos, eles chegam aos 2400.

Para fabricar baterias de íons de lítio, todas as células da bateria são colocadas na posição correta e, no caso das baterias STIHL, são soldadas por solda a laser.

As baterias de íons de lítio são utilizadas numa grande variedade de áreas, incluindo automóveis elétricos, bicicletas elétricas, smartphones, portáteis e câmeras digitais. A STIHL utiliza baterias de íons de lítio em máquinas a bateria, como motosserras, roçadeiras e muitas outras ferramentas de jardinagem.

É uma pergunta recorrente, se as baterias de íons de lítio são perigosas e se podem pegar fogo ou explodir devido a depósitos cristalinos no elétrodo negativo. Na verdade, o risco de incêndio é muito reduzido, uma vez que as baterias STIHL foram desenvolvidas de acordo com os mais elevados padrões de segurança e qualidade.

As baterias de íons de lítio são descartadas entregando-as num ponto de recolhimento público ou em uma loja autorizada STIHL.

Para a reciclagem de baterias de íons de lítio existem processos químicos úmidos: recolher, triturar, transformar em massa preta e recuperar os elementos constituintes por via eletroquímica.

Mais sobre a tecnologia de baterias

Uma pessoa insere uma bateria STIHL AP 300 S em um carregador rápido STIHL AL 301
Manutenção de baterias
Acessórios
Uma mulher num jardim com uma seleção de máquinas a bateria do sistema STIHL AK
Sistema AK
Uma equipa de jardineiros e paisagistas com máquinas a bateria da STIHL para profissionais a andar a pé por uma estrada.
Sistema AP
Máquinas STIHL AS: minipodadora de corrente a bateria GTA 26, minipodadora a bateria HSA 26 e aspirador a bateria SEA 20
Sistema AS
Um homem com uma podadora a bateria HSA 45 do sistema AI
Sistema AI