Carregamento de baterias de íons de lítio

Aprenda aqui como carregar corretamente as baterias de íons de lítio e o que deve ser considerado.

A bateria e as luvas estão sobre uma superfície de trabalho
As baterias de íons de lítio STIHL podem ser bem guardadas na oficina, sem qualquer problema.

Vista geral: carregar baterias de íons de lítio

  • Antes da sua primeira utilização, carregar as baterias de íons de lítio da STIHL a 80-100%;

  • As tecnologias de segurança impedem o sobreaquecimento das baterias de íons de lítio;

  • Carregar sem preocupações durante a noite;

  • Proteger as baterias de íons de lítio da umidade, do calor e do frio.

O que é necessário cuidar ao carregar baterias de íons de lítio

A noção de que as baterias recarregáveis têm de ser totalmente carregadas após a compra já não se aplica às baterias de íons de lítio modernas. Mesmo assim, é preciso ter em conta alguns pontos para assegurar que as suas baterias tenham uma vida útil longa.

1. Observar as temperaturas de carga ideais para baterias de íons de lítio

As baterias STIHL podem ser carregadas sem problemas entre temperaturas de +5 a +40 graus Celsius. A temperatura de armazenamento até pode ser entre -20 e +50 graus, mas com redução da funcionalidade nas faixas de temperatura limites.

Os carregadores STIHL oferecem segurança adicional: Se a sua bateria estiver muito quente após um longo período de trabalho, o carregamento não será iniciado enquanto não for alcançada uma determinada temperatura. 

 2. Evitar temperaturas extremas para baterias de íons de lítio

Para conservar e carregar corretamente as baterias de íons de lítio, não deixe elas em locais muito quentes ou perto de fontes de calor, uma vez que as temperaturas muito elevadas ou muito baixas podem ser nocivas para as baterias. Respeite sempre o intervalo de temperatura admissível.

É melhor carregar as baterias em temperatura ambiente normal ou, no exterior, em temperaturas moderadas.

3. Não há necessidade de carregar baterias de íons de lítio durante muito tempo

As baterias de íons de lítio modernas têm de ser carregadas a 80% antes da sua primeira utilização. Dependendo da bateria, isto pode demorar de trinta minutos a quatro horas e meia

Bateria de íons de lítio STIHL AK 30 carregando na estação de carga
Graças à estação de carga, a bateria de íons de lítio STIHL AK 30 é carregada rapidamente.

A temperatura de uma bateria tem alguma influência na quantidade de energia disponibilizada?

Exite um mito que uma bateria deve ser colocada em cima de um aquecedor durante o processo de carregamento. De acordo com esta teoria, a atividade elétrica deverá aumentar devido à exposição ao calor, o que deveria proteger a bateria durante o carregamento e prolongar a sua vida útil. Supostamente, uma bateria totalmente descarregada até pode ser ativada de imediato, aquecendo-a, dado que apenas uma bateria quente consegue ligar toda a sua reserva de energia. Hoje em dia, não só sabemos que esta teoria está errada, como também que este procedimento é prejudicial para a bateria.

Durante o carregamento e o descarregamento, os íons se deslocam praticamente de um elétrodo para outro – dependendo da direção da corrente. Se a bateria aquecer demais nesse processo, isso vai acelerar as partículas e desintegrar o material, reduzindo a sua vida útil. Na pior das hipóteses, se a bateria estiver muito sobreaquecida, até poderão ser gerados gases facilmente inflamáveis. A bateria ficará inutilizável. De um modo geral, aconselhamos que respeite sempre o intervalo de temperaturas permitido da bateria.

É bom saber

Todas as baterias STIHL são fornecidas de fábrica com um estado de carga de 30%. Mesmo que uma bateria STIHL tenha sido armazenada durante muito tempo nas instalações de uma loja especializada STIHL, ela estará protegida de forma eficaz contra uma autodescarga. 

É perigoso carregar uma bateria durante tempo demais?

O fato de uma bateria aquecer durante o carregamento é absolutamente normal e não constitui motivo de preocupação. As baterias de alta qualidade da STIHL estão protegidas contra o sobreaquecimento e são basicamente inofencivas. Quando a bateria estiver carregada, o processo de carregamento é automaticamente finalizado, para que você não tenha de se preocupar se a bateria está carregando tempo demais. Existe maior probabilidade de perigos no caso das imitações e réplicas do produto original. As baterias podem estragar devido à geração excessiva de calor.

Se uma bateria exceder o seu intervalo de temperaturas admissível múltiplas vezes, ocorrerá uma reação química exotérmica que acelera a si própria, a chamada "thermal runaway" ou "avalanche térmica". O desenvolvimento de calor no interior da bateria fica descontrolado e faz com que o núcleo da bateria derreta. 

Fato: o perigo de incêndio das baterias continua a ser um tema que ocupa muitos utilizadores. Mas com as modernas baterias STIHL, qualquer usuário está seguro.

Caixa para bateria STIHL com bateria de íons de lítio AP 300 e máquina a ser carregada
Caixa para bateria STIHL com bateria de íons de lítio AP 300

Que vantagens têm os produtos com baterias de íons de lítio STIHL?

Os produtos a bateria de alta qualidade da STIHL têm muitas vantagens, incluindo o baixo perigo de incêndio das baterias de íons de lítio, a proteção ideal contra descarga profunda e a monitorização da temperatura através de um sistema de gestão eficiente da bateria. 

Os mais elevados padrões de segurança das baterias de íons de lítio STIHL

Para contrariar a sobrecarga e a geração de calor excessivo, as baterias STIHL contêm exclusivamente células de íons de lítio que cumprem os mais elevados requisitos de segurança. 
Tanto as baterias como os carregadores da STIHL estão equipados com mecanismos de proteção que impedem sobrecargas e geração excessiva de calor.

Monitorização da temperatura através de um sistema de gestão da bateria 

Cada célula integrada numa bateria é controlada por um sistema de gestão da bateria. Um sensor integrado mede a temperatura no ponto mais quente no interior da bateria – se a temperatura for muito elevada, o processo de carregamento é interrompido. 

Baixo risco de incêndio das baterias de íons de lítio

As baterias de íons de lítio modernas têm um risco muito reduzido de incêndio. Isto é assegurado, entre outros meios, pelo sistema de gestão da bateria integrado. É assim que se evitam sobrecargas e a consequente geração de calor intenso.

Proteção ideal contra a descarga profunda

O sistema eletrônico das baterias de íons de lítio as coloca automaticamente num estado de repouso se não forem utilizadas durante um longo período de tempo. Isto protege contra descargas profundas nocivas.

Perda de capacidade reduzida

A STIHL utiliza células de íons de lítio modernas em todos os seus produtos a bateria, o que significa que eles não precisam serem totalmente carregados antes da sua primeira utilização e que já estão prontos para serem utilizados em poucas horas. O motivo: a autodescarga das baterias STIHL é extremamente baixa, ocorre apenas uma perda de capacidade de um a três por cento por ano.

Sem efeito memória

As baterias de íons de lítio não têm qualquer efeito de memória. O efeito de memória designa uma perda de capacidade das baterias de níquel-cádmio (NiCd) devido a uma descarga parcial. A bateria “memoriza” a quantidade de energia consumida e, em vez da capacidade original, passado algum tempo, passa a disponibilizar apenas a capacidade utilizada anteriormente. 

Se alguma vez a bateria ficar quente

As precauções elétricas na bateria, no carregador e na máquina de trabalho impedem o sobreaquecimento e desligam automaticamente as funções ao serem alcançados pontos críticos. No caso improvável de sobreaquecimento, todas as células da bateria estão integradas numa carcaça robusta.

Indicações sobre o armazenamento de baterias de íons de lítio

Para armazenar as nossas baterias de íons de lítio de forma ideal, recomendamos uma temperatura ambiente de cerca de 20 graus. Por norma, as baterias recarregáveis podem ser armazenadas a temperaturas entre -20 e +50 graus; no entanto, o seu funcionamento e vida útil poderão ficar comprometidos nas faixas de temperaturas limites. Por isso, recomendamos que guarde as baterias de íons de lítio corretamente.

Potência total com carregadores da STIHL

Os carregadores, como o carregador rápido AL 300, apoiam ativamente a refrigeração da bateria por meio de um sistema de ar de refrigeração integrado. Conheça os nossos carregadores de bateria:

O indicador de carga na bateria STIHL

Os quatro LEDs na bateria indicam o estado de carga, mas também podem indicar anomalias na máquina ou na bateria. Basta pressionar o botão na bateria. Os LEDs ficam verdes durante cerca de 5 segundos e, em seguida, indicam o estado de carga. Se apenas um LED verde piscar, é sinal de que existe pouca carga.

Quando a bateria é ligada ao carregador, os LEDs verdes indicam também o estado de carga (se nenhum LED se acender, é porque o carregamento está concluído). Se, em vez disso, os LED se acenderem ou piscarem em vermelho, significa que existe alguma anomalia:

Indicador LED
Significado

A bateria deveria ser carregada.

A bateria está carregada 20-40%.
A bateria está carregada 40-60%. 
A bateria está carregada 60-80%. 
A bateria está carregada 80-100%.
A bateria está muito quente ou fria.
A máquina está muito quente.
Existe uma anomalia na máquina.
Existe uma anomalia na bateria.

O indicador LED da bateria informa sobre o estado de carga ou anomalias.

Mais sobre a potência sem fio STIHL

Se quiser saber mais sobre o funcionamento de uma bateria de íons de lítio acesse o artigo: 

Conhecimentos básicos sobre baterias.

Perguntas e respostas frequentes

Mais sobre as baterias STIHL e os acessórios das baterias